Treinamento

Como nos preparamos

O treinamento consiste, basicamente, em criar situações de estresse em ambiente protegido, mas que simulem ou ultrapassem o estresse possível durante as voltas as ilhas, para que estejamos preparados  física, mental, emocional e tecnicamente para a maior quantidade de situações adversas possíveis. 

TT.jfif

Triathlon

O treino de triathlon...

água viva.jfif

Águas abertas

O treino de natação em águas abertas é ordinariamente realizado por mim de forma paralela e próximo à praia, uma vez que esta é a forma mais segura de se nadar em águas abertas, isso por vários motivos, destaco três: 1) o fluxo de embarcações é menor; 2) há maior possibilidade dos nadadores serem vistos por banhistas no caso de emergências; 3)  a proximidade da praia permite que o nadador saia mais rapidamente da água se houver alguma emergência.

Este tipo de treinamento é muito importante porque simula de forma muito próxima o ambiente das voltas a ilhas, permitindo a adaptação física, mental e técnica, inclusive em alguns casos de estresse.

Um exemplo de caso de estresse em natação paralela que serviu como treinamento para possível estresse nas voltas a ilhas foi a segunda vez (na primera vez eu me desesperei) em que fui queimado intensa e diretamente no rosto por uma água viva. O treinamento neste caso se concretizou no exercício de manter-me calmo e procurar completar o treino tal como programado. Este tipo de treinamento possibilita que em situações parecidas nas voltas as ilhas eu não me desespere e consiga voltar nadando até a praia.

Arqui.jfif

Costões e Ilhas

O treino em costões e ilhas...

Clima.jfif

Previsão climática

Treinar a leitura da previsão...

boia.jfif

Segurança Aquática

Treinamento ainda em programação junto à SOBRASA.