Treinamento

anatomy-charts-human-body-muscle-systems

Treinando o corpo

O "treinamento do corpo" consiste na adaptação do corpo a um trabalho de intensidade e duração desejadas. Esta adaptação leva a uma vida mais ativa e saudável, na medida em que pessoas adaptadas a uma carga maior de trabalho conseguem realizar as tarefas cotidianas de sobrevivência de forma muito mais fácil do ponto de vista fisiológico do que aquelas não adapatadas à mesma intensidade de trabalho.

Este treinamento, que no triathlo é o treinamento para nadar, pedalar e correr, desencadeia uma série de modificações fisiológicas, como o controle do açucar no sangue -- entre muitas outras que sou incompetente para explicar --, evitando diversos tipos de morbidades. 

colorful-marketing-brain-psych-mob-1710.

Treinando a mente

Embora a mente seja um entrelaçamento bioquímico e psíquico, atribuiremos ao conceito de "mente" apenas o seu funcionamento bioquímico, reservando ao conceito de emoções o seu funcionamento psíquico.

Nestes termos, o treinamento da mente consiste na adaptação e regulação bioquímica do cérebro para suportar cargas mais longas e intensas de concentração, dor, esforço, etc. Assim como no caso do treinamento do corpo, o treinamento da mente faz com que as tarefas cotidianas se tornem relativamente mais fáceis, tornando as pessoas mais adaptadas e portanto mais saudáveis.



emoçoes 3.jpg

Treinando emoções

Por "treinar emoções" designo basicamente a melhora na perseverança e resiliência na persecução dos objetivos autoimpostos.

O esporte em geral, por ser um local onde os méritos são facilmente avaliados - quando comparados com a vida em geral - é o local ideal para o treinamento da relação perseverança/resiliência e excelência. 

Tal como as outras formas de treinamento, a adaptação das emoções para uma alta perseverança e resiliência contribui para o uso ótimo destes atributos na vida cotidiana normal, assim como para se alcançar a excelência em outras atividades externas ao esporte.