Filosofia da Globalização

school-of-athens-raphael-detail-1.jpg

A filosofia

Filosofia é a busca pela compreensão da totalidade pelo discurso conceitual. Desta maneira, da mesma forma que a religião busca compreender a totalidade pela fé e a arte pela intuição, a filosofia a busca pelo conceito.

São essencialmente duas as totalidades que se busca compreender: a totalidade do cosmos ou universo e a totalidade da existência.


Particularmente eu me interesso mais pela totalidade da existencia e só me interesso pela totalidade do cosmos/universo na medida em que esta possui sentido para a totalidade da existência.

America.jpg

Estudos sobre a globalização

Designa-se por Estudos sobre a Globalização o conjunto das investigações transdisciplinares que possuem como situação hermenêutica fundamental a globalização.

Trata-se de uma revolução gnosiológica, a qual pode incluir qualquer investigação que auxilie na compreensão da globalização e da globalidade, seja através da afirmação da diversidade inerente a este fenômeno ou através do desencobrimento das continuidades eurocêntricas subjacentes a este fenômeno.

ai-thinker-1401x788.jpg

Filosofia da Globalização

Nos termos anteriormente definidos, a Filosofia da Globalização é a busca pela compreensão da totalidade da existência por vias do discurso conceitual que possui como situação hermenêutica prévia a globalização.

Em termos mais simples, o que se busca em uma Filosofia da Globalização é a compreensão do humano em sua existência -- i.e. seus motivos profundos e suas finalidades últimas -- no contexto da globalização.

É este o tipo de investigação que atualmente desenvolvo no meu pós-doutorado na UFSC, concentrando-me inicialmente em descrever a globalização em um dos seus momentos fundamentais, qual seja: a objetivação do mundo.